Após o circuito ser alimentado, inicialmente o capacitor C2 está descarregado, isto faz com que o comparador de tensão interno "pino 2" do circuito integrado ative a saída em nível alto (pino 3 = 12V), acendendo o LED.
A corrente circulando via R1 + R2 gradativamente eleva a tensão no capacitor C2 até atingir o limiar de 2/3 da VCC (para 12V = 8V) então, o comparador interno "pino 6" inverte a saída a nível baixo (pino 3 = negativo), apagando assim o LED.
Neste mesmo momento o "pino 7" é levado ao negativo por um transistor interno ao integrado (open colector), via R2 o capacitor C2 é gradativamente descarregado. Quando o capacitor C2 atingir 1/3 da VCC (para 12V = 4V) a saída é levada a nível alto e o transistor do "pino 7" entra em corte (aberto) permitindo que o ciclo recomece.
O resistor R3 tem como função limitar a corrente que flui pelo LED em 10mA.
O capacitor C1 filtra o "nó" interno dos compadores contra possíveis ruídos espúrios de alimentação (caso o circuito seja alimentado por fonte).
terça-feira, 7 de outubro de 2008
Pisca Pisca com o CI555
Pisca-pisca com integrado LM555
Diagrama esquemático:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
erryetBom dia não entendo nada de eletrônica, mas sou capaz de montar este circuito. Estou querendo este circuito para outra aplicação preciso acionar um dispositivo alimentado por 12 voltas e que consume 3,5 amper e preciso que ele pulse 3 vezes por segundo o que devo fazer de alteração neste circuito.
Postar um comentário