terça-feira, 7 de outubro de 2008

Pisca Pisca com o CI555







Pisca-pisca com integrado LM555






Diagrama esquemático:





Após o circuito ser alimentado, inicialmente o capacitor C2 está descarregado, isto faz com que o comparador de tensão interno "pino 2" do circuito integrado ative a saída em nível alto (pino 3 = 12V), acendendo o LED.
A corrente circulando via R1 + R2 gradativamente eleva a tensão no capacitor C2 até atingir o limiar de 2/3 da VCC (para 12V = 8V) então, o comparador interno "pino 6" inverte a saída a nível baixo (pino 3 = negativo), apagando assim o LED.
Neste mesmo momento o "pino 7" é levado ao negativo por um transistor interno ao integrado (open colector), via R2 o capacitor C2 é gradativamente descarregado. Quando o capacitor C2 atingir 1/3 da VCC (para 12V = 4V) a saída é levada a nível alto e o transistor do "pino 7" entra em corte (aberto) permitindo que o ciclo recomece.
O resistor R3 tem como função limitar a corrente que flui pelo LED em 10mA.
O capacitor C1 filtra o "nó" interno dos compadores contra possíveis ruídos espúrios de alimentação (caso o circuito seja alimentado por fonte).



Um comentário:

Anônimo disse...

erryetBom dia não entendo nada de eletrônica, mas sou capaz de montar este circuito. Estou querendo este circuito para outra aplicação preciso acionar um dispositivo alimentado por 12 voltas e que consume 3,5 amper e preciso que ele pulse 3 vezes por segundo o que devo fazer de alteração neste circuito.